mundo.IT

Hoje estive rapidamente no Google BH conversando com alguns amigos, e deu pra ver que eles estão ampliando ainda mais a sede. Enquanto a gente conversava no refeitório (em meio aos sucrilhos, refrigerantes e sanduíches), fiquei lembrando quanta gente fala que queria muito, muito trabalhar no Google.

Por coincidência, logo hoje saiu uma lista compilada (e não-oficial) das 5 melhores e 5 piores coisas de se trabalhar no Google (segundo ex-funcionários):

5 melhores:
- benefícios inovadores, como comida de graça, lavanderia, creche, etc.
- mentes brilhantes compartilhando o escritório com você
- mudança de paradigma na forma de trabalhar
- energia e diversão no ambiente de trabalho
- é a empresa #1 em busca no mundo

5 piores:
- distância entre casa e trabalho e os custos decorrentes
- as ações não vão crescer tanto para sempre
- muitos crânios do Google estão criando suas próprias empresas
- a empresa está cada vez mais enquadrada no "padrão corporativo"
- o Google não é mais uma revolução e o trabalho dos sonhos de todos

Você pode ler mais aqui, e compartilhar com todos o que você acha... Você morre mesmo de vontade de trabalhar pro Google?

Tags: carreira, google, pessoas

Responder esta

Respostas a este tópico

Só tem 4 por aqui no mundo.IT :) 1 de SP e 3 de BH...

Responder esta

Deveriamos trocar figurinhas com as pessoas que trabalham-la, para forma uma opnião!

Responder esta

Não vejo o trabalho no Google como algo tão nobre, especulo que seja mais um mito, ainda mais hoje, com 17 mil colaboradores.
Recentemente a revista exame colocou o Google na capa[1], e o que ficou bem claro é que o Google não é mais o supra-sumo do emprego, a conta é simples, uma empresa com cerca de 17 mil colaboradores não pode ser gerida da mesma forma que tivesse 100. Manter a inovação, liberdade, e sobretudo a cultura da empresa é tarefa cada dia mais difícil. Mas como foi dito, nada melhor que os próprios funcionários do Google para dizer né ;-)

A propósito, recentemente muitas dessas mentes brilhantes tiraram o time de campo[2].

1 - http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0915/gestaoep...
2 - http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2008/04/02...

Responder esta

Ainda sobre o tópico, existem algumas outras empresas tão interessantes de se trabalhar quanto o Google, algum tempo atrás conversei com um rapaz que trabalha no Yahoo em SP, e segundo ele a filosofia de trabalho lá é entusiasmador, horário flexível, salários compatíveis, liberdade pra criar e inovar.

Reforçando, pensar que o Google é o messias dos profissionais[1] de TI é triste, trabalhei durante um ano e meio na Sydle[2] , software-house localizada em BH, lá tive horário flexível, inovação, pesquisa, oportunidade de crescimento, salário interessante, bom ambiente de trabalho, só não tinha uma placa do google na porta ;-)

1 - http://www.euquerotrabalharnogoogle.com/
2 - http://www.sydle.com/br/

Responder esta

Oi Marcelo,

Eu concordo com grande parte do que você falou... Pra completar, queria perguntar: você já entrou em um escritório de engenharia do Google? Já conversou com as pessoas lá dentro? Já viu como eles trabalham, e o que pensam sobre o que fazem?

A mesma motivação que me fez criar o mundo.IT me faz também passar de vez em quando no escritório do Google em BH. Ao invés de supor como as coisas funcionam, vou lá ver na prática :) Então posso te dizer que tenho uma opinião bem formada a respeito disso tudo:

1) O Google está muito mais "corporativo" do que antigamente. O Sr. Schmidt está lá para garantir isso... E essa cultura "careta" chega a atingir o pessoal de Comercial, RH e outras áreas não-técnicas. Mesmo com o "don't be evil" remando contra a maré capitalista, existe um grande interesse dos acionistas por trás - e acionista quer lucro.

2) É óbvio que mentes brilhantes logo percebem que é melhor serem donas do próprio passe - seja no Google ou em qualquer lugar. Mesmo assim, se assumirmos que 1 mente brilhante deixa o Google a cada semana, existem 120 contratações no mesmo período... Ou seja: o número de demissões é insignificante perto das admissões. Mas claro, nenhum lugar é o paraíso.

3) Qualquer empresa que tenha VONTADE pode criar uma cultura flexível de trabalho (e a Sydle sim é um bom exemplo). A Intelligenesis também já foi equiparável ao Google aqui em BH (quem já trabalhava entre 1998 e 2001 sabia disso). O Vetta Labs e a Vetta Technologies herdaram essa cultura da "empresa-mãe", e a gestão de cada uma adapta isso à sua realidade (P&D para a primeira, software corporativo para a segunda).

Mesmo assim, o Google tem muita grana pra bancar tudo isso. E se você passar de 10 a 30 minutos dentro de um centro de engenharia - e não comercial - do Google, vai entender melhor porque ele é tão diferente...

Responder esta

Opa Yuri, aí não vale né? Veja bem, eu te pergunto, o que você acha de trabalhar no Serpro? Aí você me responde, "não, não tenho interesse", aí eu emendo "Você já foi lá? Conversou com pessoas lá de dentro?".. hehehe
Por isto deixei bem claro que uma frase de alguém que trabalha lá, valeria mais que mil palavras de qualquer pessoa.

O pereira veio e deu a dica, mas eu não sossego, voilá!

- Tá certo que a definição de "mente brilhante" é subjetiva, mas pra mim não existem 17k de "mentes brilhantes" no mundo, quissá dentro do Google.

- Pereira, o link que você enviou é sedutor, a parte relativa a comida então, com a fartura da comilança by google, teve funcionário que inflacionou o peso em pouco tempo (retirada da revista exame)

- Melhor empresa para se trabalhar? Legal, a RM Sistemas sustentou este título por aqui durante muitos anos, apesar de conhecidamente pagar os menores salários. Sempre fiquei curioso com isto, perguntei a vários profissionais que trabalham lá, ninguém estava satisfeito. você me explica?

- Mark Zuckerberg, nos porões de Harvard, poderia ter escrito um blog "Eu quero trabalhar no Google"[1], preferiu criar uma rede de relacionamentos, divulgou pros amigos e o pessoal gostou, nasceu facebook.com, hoje avaliado em 15 bilhões (tiramos o inflar da bolha).

- A crítica é baseada sobretudo na necessidade de estarmos sob a tutela de uma grande empresa, preferencialmente em regime estatutário, ou no máximo CLT, (isto explica porquê o mercado que mais cresce é o de cursinhos preparatórios para concursos), iniciativas empreendedoras não são comuns por aqui. Chutaria que isto é culpa das universidades, lá fora os próprios professores investem bufunfa para ver os alunos inovando e criando startups (o tal "angel investor"), aqui é esta pressão para o aluno formar e entrar no mercado de trabalho. Não muito longe, vi iniciativas interessantes de pessoas que empreenderam (e inovaram) e estão se dando bem, poderiam estar em grandes empresas, com bons salários, mas preferiram arriscar.

- Apesar da tradução da Globo, gostei da matéria, casou muito bem com o que foi discutido aqui, e achei inoportuna a pergunta ao Smith: "Você tem pesadelos com bill gates?", qualquer um que entenda uma tica de TI sabe que quem está perdendo cabelo é o Gattes e o Ballmer... heheheh

- Há sim, tenho curiosidade para conhecer o centro de engenharia do Google, enquanto isto não ocorre, só me resta especular ;-)

1 - http://www.euquerotrabalharnogoogle.com/

Responder esta

Sobre a melhor empresa para se trabalhar, falo do meu ponto de vista como funcionario. Nem pelo triplo do salario, eu trocava de empresa.

Sobre a comilanca, temos a regra do "Google 15 pounds" pelo menos quando a gente entra ganhamos 15 libras. O Yuri pode confirmar isto de mim. :)

Sobre Facebook, eu sou bem cetico em elogiar. Ateh o momento este valor de 15 bilhoes eh estipulacao de mercado por causa do dinheiro vindo da Microsoft. Eles ainda nao tem monetizacao nenhuma, a tentativa do Beacon foi pro saco. Se eles nao inventarem algo brilhante e continuarem oferecendo salarios astronomicos, o dia da IPO do Facebook serah seu ultimo dia de vida.

Sobre conhecer o centro de engenharia, quando a poeira deste trimestre passar, te convido pra almocar aqui comigo. :D

Abracos.

Responder esta

Pois é Pereira, por isto que deixei bem claro, "excetuando o inflar da bolha", na minha opinião não é só o Facebook que está inflacionado, somente na lista que enviei[1], contam 2 startups dedicadas ao mercado imobiliário (em plena crise imobiliária americana), duas dedicada a redes sociais, e outras com modelo de negócios duvidosa. Quem viu a queda das ponto.com's , realmente se assusta com os valores especulados atualmente, e claro, pensa no pior....

Mas ai é assunto pra outra thread.

1 - http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2008/04/02...

Responder esta

Fala Marcelo,

Usei a pergunta "Você já foi lá dentro?" por dois motivos:

1) muitas pessoas falam "Mas não pode ser tão bom assim" e emitem opiniões variadas... mesmo sem nunca terem pisado lá dentro.

2) outras pessoas falam do Google como a Terra Prometida das corporações, onde existe uma bruma mágica no ar envolvendo engenheiros que arrotam inovação enquanto comem guloseimas.

As pessoas lá ralam, trabalham depois da hora, quebram a cabeça, aguentam pressão de prazo e esperam o dia de pagamento como todos nós.

Abraço,

-- Yuri

Responder esta

Opa Yuri,
eu me enquadro no primeiro motivo, até receber o convite do Pereira e conhecer a GoogleLand tupiniquin ;-)

Mas sim, o exemplo da terra prometida foi perfeito ;-)

Responder esta

Eh bem interessante ler este artigo para comparar como uma atuacao aberta como o Google, deve ser bem pensada:

http://www.polibiobraga.com.br/?PAG=noticias_anteriores_detalhe.asp...

Estou indo para este escritorio na semana q vem (eh o predio de engenharia mais novo do Google no mundo: http://picasaweb.google.com/CamenzindEvolution/NewGoogleOfficeZurich/ ). Jah fui no escritorio do Yahoo em SP, e nao faz nem cosquinha no pior do Google no mundo. Btw, tenho alguns amigos funcionarios do Yahoo em Palo Alto e eles vem quase todo dia almocar no Google, mas sao funcionarios muito bons tb. :)

Responder esta

Google eh a maior empresa para se trabalhar. Com 17k funcionarios, temos ainda a mesma estrutura que temos em MTV. Tenho um colega que trabalhava em no Google em Atlanta. Quando perguntaram pra ele como esta a adaptacao no Brasil, ele falou: "Lah fora, estou aprendendo, aqui no Google eh Google." :)

Sobre perdendo as mentes brilhantes, poso te afirmar q nao tem ninguem brilhante saindo. Robert Love, Guido von Rossem, Alan Eustace, Tom Limoncelli. Alem disso, pense um pouco no exemplo da Sheryl Sandberg, ela era vice-presidente de um cara fenomenal que nunca iriam tirar o chefe dela pra liberar lugar pra ela. Alem disso ela virou a numero 2 no Facebook. :)

Alguns bons (nenhum mente brilahnte q eu lembro) deixam pq jah estao ricos e querem abrir uma startup. Em alguns casos, lojas de comida de cachorro na Internet. Isto se chama aposentadoria pra alguns. :D

Responder esta

RSS

Usuários

• Yuri Gitahy
  • LHM
  • Ana Luiza Zuquim
  • Breno Brum Ventura
  • Vinícius Seiji Tanimoto
  • Raphael Cury

Fórum

Rodrigo Nascimento de Araujo

Vaga para Estágio em Suporte/Infra

Iniciado por Rodrigo Nascimento de Araujo em Vagas e oportunidades 27 Ago.

Paula Matos

DESENVOLVEDOR VB.NET JR

Iniciado por Paula Matos em Vagas e oportunidades 23 Ago.

Paula Matos

PROGRAMADOR HTML

Paula Matos

ANALISTA DE DADOS JR

Paula Matos

DBA JR

© 2010   Criado por Yuri Gitahy

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo